Páginas

domingo, 28 de novembro de 2010

GOG é entrevistado pelo projeto Produção Cultural no Brasil

“O músico independente tem de trilhar vários caminhos. Eu tenho várias ações dentro do meu trabalho, eu sou responsável por grande parte da produção, eu gerencio várias coisas dentro da minha carreira.”
GOG, Genival Oliveira Gonçalves, é rapper. Nasceu na cidade satélite de Sobradinho, no Distrito Federal, em 1965. Em 1973 mudou-se para Guará II, cidade que foi o cenário de suas primeiras influências: o convívio com os primos amantes da black music, os vinis, a formação do grupo de dança “Magrello’s Pop Funk”, que daria origem ao grupo de Rap “Os Magrello’s”, a iniciação no break, a chegada ao rap. Em 1990, recebeu o convite do DJ Leandronik para participar da coletânea “Rap Ataca”, do selo Kaskata’s, e gravou música “A Vida”, sua primeira gravação oficial. Em 1992, em parceria com o selo de rap Discovery, lança o compilado “Peso Pesado” e seu nome passa a ser mais conhecido no país. De 1994 a 2000 lançou mais quatro discos: “Dia a Dia da Periferia”, “Prepare-se!”, ”Das Trevas à Luz”, ”CPI da Favela” e várias músicas desses trabalhos tornaram-se sucesso. Em 2004, “Tarja Preta” recebeu o Prêmio Hutúz de melhor disco do ano.

Trechos da entrevista

“Era impossível para um jovem de periferia, adolescente de periferia, ter uma banda com baixo, bateria, guitarra, teclado – muito caro! E, a partir do momento que você pode, chega uma oportunidade de você cantar em cima de um instrumental, de um disco – vinil eu tinha em casa de montes.”

“A grande locomotiva do hip hop é o DJ. O DJ é quem dá o tom da caminhada – e o DJ essencialmente é criativo, ele procura formatos, novas caminhadas… Então os grooves, ou seja, as batidas, o bumbo, a caixa, o chimbau, ele vem evoluindo, ninguém quer ter o som do verão passado. Então o DJ quer trabalhar, ele quer colocar algo de novo, e isso faz com que nós, rappers, também caminhemos lado a lado: tua levada tem que melhorar, a letra tem que evoluir, temos que continuar dentro da nossa criatividade”

Veja a entrevista na íntegra: http://www.youtube.com/watch?v=avriFO6kf2E&feature=player_embedded

Nenhum comentário:

Postar um comentário