O presente blog tem por objetivo compartilhar idéias, textos, músicas, poesias, filmes, em fim, todos os recursos tecnológicos, disponíveis para esse ciberespaço, que tenham por finalidade a difusão da idéia de que uma transformação positiva é possível em nossa sociedade e que a cibercultura, com toda a sua universalidade, nos possibilita sermos sujeitos ativos dessa transformação. Sejam bem vindos. Francisco Celso
segunda-feira, 25 de abril de 2011
Negros são mais atingidos por abandono e repetência escolar
Abandono e repetência escolar afetam mais os estudantes negros, segundo o Relatório Anual das Desigualdades Sociais 2009-2010, divulgado nesta terça-feira no Rio.
Entre a população de 11 a 14 anos, 55,3% dos jovens brasileiros não estavam na série correta, em 2008. Entre os jovens pretos e pardos, essa proporção chega a 62,3%, bem acima dos estudantes brancos (45,7%).
“Mais uma vez, os dados também refletem que o problema de repetência e abandono, ao longo das coortes etárias, incide de forma desproporcional sobre os pretos e pardos”, diz o relatório.
O estudo acentua que é justamente dos 11 aos 14 anos a fase em que crianças e jovens começam a abandonar a escola, daí a gravidade dessa questão.
Desenvolvido pelo Instituto de Economia da UFRJ, o relatório evidencia que a população branca com idade superior a 15 anos tinha, em 2008, 1,5 anos de estudo a mais do que a negra.
Se comparado ao quadro de 1988, essa diferença entre brancos e negros pouco mudou. Naquela época, os brancos tinham 1,6 anos de estudo a mais, em média.
Atualmente, a população preta ou parda com mais de 15 anos tinha 6,5 anos de estudos em 2008, ante 3,6 anos em 1988.
Entre os brancos, houve um salto de 5,2 anos para 8,3 anos de estudos.
Fonte: Africas.com
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